REVISTA JURÍDICA GOHAYÓ

gohayo
gohayo

press to zoom

Apresentação

A Revista Científica Eletrônica GOHAYÓ da UNIBR - Faculdade de São Vicente, recebe este nome “GOHAYÓ”, tendo em vista que os índios tupiniquins habitavam a ilha de GOHAYÓ, antes da chegada da expedição portuguesa comandada por André Gonçalves e/ou Gaspar de Lemos, segundo os historiadores, e que em 22 de janeiro de 1502, concederam ao local, o nome de Ilha de São Vicente, em homenagem a Vicente de Saragoça.

Após 30 anos desta denominação como ilha de São Vicente, no dia 22 de janeiro de 1532, a ilha teve a fundação da Vila de São Vicente, sendo o primeiro município do Brasil, pois teve a instalação de elementos colonizadores como Igreja, Câmara, Pelourinho, garantindo a veracidade do título histórico da “Cidade Monumento da História Pátria”, atualmente, contando com 490 anos, lhe faltando uma década para comemorar o “quinquicentenário”.

No intuito de continuar a construção desta história na urbe, a Revista GOHAYÓ no dia 22 de abril de 2022 é apresentada a comunidade e exploradores do conhecimento científico, pertencendo ao grupo de educação de ensino superior União Brasileira Educacional Ltda., instituição com a denominação UNIBR Faculdade de São Vicente.

A instituição de ensino superior possui missão, visão e valores que são instrumentos de gestão empreendedora para a materialização da pesquisa científica, através da Revista GOHAYÓ.

Considerando que a missão da UNIBR é “promover a formação de cidadãos empreendedores responsáveis com o desenvolvimento e cultura regional, por meio da construção dos saberes compartilhados, pautados da inovação, na ética e nos princípios humanísticos”. Neste passo, a Revista GOHAYÓ contribui para o desenvolvimento e cultura regional através da construção de saberes interdisciplinares da pesquisa científica.

Considerando que a visão da UNIBR é “ser uma instituição que desenvolve a educação com qualidade, baseado em um ensino participativo e colaborativo construindo sua identidade e reconhecimento por meio de ações comunitárias, humanização dos processos e relacionamento com o mercado de trabalho”. Neste ponto, a Revista GOHAYÓ contribuirá com o ensino participativo e colaborativo de pesquisadores discentes e docentes da Baixada Santista, enriquecendo e valorizando a construção do ensino e extensão do conhecimento humanizado.

E considerando que os valores da UNIBR são “Tratar as relações interpessoais em suas diversidades, na empatia e na convivência com RESPEITO. Definir processos e padrões de conduta que propiciem à comunidade o entendimento dos princípios éticos e morais com TRANSPARÊNCIA. Adorar procedimentos voltados as ações sociais e à sustentabilidade de forma humanizada com RESPONSABILIDADE”. Salienta-se que a Revista GOHAYÓ tem a responsabilidade de continuar a escrever a história do município de São Vicente com o respeito que a cidade merece, bem como a transparência de dados através de pesquisas científicas no formato de artigos e resumos.

Neste diapasão, a Revista científica eletrônica GOHAYÓ é um periódico semestral, abrangendo Artigos Científicos, bem como Resumos, elaborados por alunos, professores, e colaboradores da área educacional ou convidados, tendo como eixo temático: Direito, Gestão, Tecnologia e Educação no século XXI.

Enfim, a Revista GOHAYÓ objetiva a integração da cultura e a produção acadêmica científica através do resultado das reflexões e pesquisas de profissionais, docentes e discentes, buscando-se o desenvolvimento de modo humanizado para a presente e futura gerações de cidadãos vicentinos e demais municípios que compõem a Baixada Santista e litoral sul paulista.

 

 

São Vicente, 22 de abril de 2022.

 

 

Prof. Me. Gustavo Abrahão dos Santos

Editor Responsável